top of page

Música e inteligência emocional

A música, como ferramenta de expressão, nos possibilita expor emoções e sentimentos que muitas das vezes nos fogem explicações com palavras, que acionam lugares profundos no nosso ser… A linguagem musical pode nos proporcionar um maior autoconhecimento quando somos capazes de nos comunicar através dela. Explorando diversos sons, movimentos e suas qualidades, descobrimos e exploramos dentro de nós um mar de emoções e sentimentos, nos mostrando as diversas possibilidades do nosso ser e também dos outros seres!


Se autoconhecer também é uma porta para a consciência social. A música tem uma força extrema para acessar a sensibilidade das pessoas, desenvolvendo a ferramenta da empatia com maior fluidez. Você sabia que a Ocitocina também é considerada o hormônio da empatia? E sabia que quando cantamos juntos, a Ocitocina é liberada no nosso corpo? Incrível, não?!


Com mais autoconhecimento e consciência social podemos dar mais significado para as relações entre nós e os outros, fazendo da autogestão e da gestão de relacionamentos uma tarefa acessível. Uma vez que conseguimos nos expressar e entender a expressão do outro, naturalmente vamos encontrando significado nessas trocas: o ponto crucial para novas explorações e descobertas da vida


Para conhecer mais sobre inteligência emocional e o fazer musical, recomendamos a palestra Tedx de Maria Iturriaga, que apresenta fatos interessantes e experiências pessoais sobre o aprendizado musical e o desenvolvimento dos domínios e competências da inteligência emocional como autoconhecimento, autogestão, consciência social e gestão de relacionamento.



Emotional Intelligence and Music

Maria Iturriaga

TEDxBerkleeValencia:



81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page