top of page

O que é Audiação?


REFLEXÕES PRÉVIAS…


  • É possível pensar musicalmente?

  • Bebês conseguem pensar musicalmente?

  • Qual a diferença entre ouvir e escutar?

  • Como podemos compreender música de verdade?



A audiação é a tradução para o português de uma palavra criada por Edwin Gordon. A palavra em inglês é "Audiate" - "idiate": ter uma ideia; e "aud": som em latim. Por aí já temos uma ideia do que audiar significa, certo?


Entretanto, audiar não significa apenas ter uma ideia ou pensamento musical… significa COMPREENDER a MÚSICA, mesmo que o som não esteja fisicamente presente (ou seja, quando o som está só na nossa cabeça - como por exemplo essa vozinha que está na sua cabeça agora enquanto você lê esse post fenomenal!).


O mais interessante é que audiar é diferente de escuta interna ou cantar silenciosamente na nossa cabeça, memorização e imitação de músicas… essas habilidades são importantes e necessárias para o desenvolvimento da audiação, mas não representam a compreensão da sintaxe tonal e rítmica musical (se eu escrever "alajumi otoquima sho" você vai conseguir ler na sua cabeça com sua vozinha interior, mas... o que tudo isso significa?!).


Em um outro momento discutiremos mais a fundo, mas o aprendizado musical possui estrutura muito semelhante ao aprendizado da nossa língua materna. Da mesma forma que temos o pensamento para a nossa língua materna, temos a audiação para a música! E sim, desde bebês é possível (e na verdade necessário) desenvolver audiação!


Agora você entende a diferença entre audiAção e audição? Enquanto a audiAção é um processo de compreensão da sintaxe cognitiva da música, audição tem a ver com o processo de captar os sons ao redor. No processo de audição nós primeiro ouvimos (as ondas sonoras passam pelos nossos ouvidos) e então escutamos (damos atenção aos sons que ouvimos e eles passa

a ser processado no nosso cérebro)!


Por isso, nas aulas de música Badalu, que são embasadas na Music Learning Theory, o desenvolvimento da audiação é um dos objetivos primordiais. Queremos um mundo no qual as pessoas sejam fluentes em música, da mesma maneira que são em suas línguas maternas! Que elas possam se expressar e compreender o mundo e os outros através da música.


E atenção: TODOS NÓS TEMOS A CAPACIDADE DE AUDIAR!


Para enfatizarmos a importância da audição para o aprendizado musical, fechamos com uma frase da Shouldice que diz: "existe muito mais na música do que meramente sons" (Everyday Musicality Podcast, 2020). Tudo na vida é sobre dar significados.


E se você está interessada(o) em saber mais ainda sobre a audiação, recomendamos um vídeo da Heather Shouldice na plataforma Youtube. Nesse vídeo, a estudiosa sobre Music Learning Theory fala sobre o que é audiação e seu processo.


Intro to Music Learning Theory: https://www.youtube.com/watch?v=2vl3tSFC0HY




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page